Responsabilidade Ambiental

Segurança

Sustentabilidade

Proteção ao Meio Ambiente

Meio Ambiente

Temos a coleta seletiva, com segregação correta dos resíduos gerados na indústria e a destinação correta, como um projeto contínuo dentro da empresa, com grande relevância e retorno para um ambiente de trabalho sadio e ambientalmente correto. Pensando na melhor gestão dos resíduos sólidos gerados, a empresa dispõe de um espaço projetado e criado, chamado de Ilha Ecológica, que se trata de uma unidade de armazenando temporários dos resíduos recicláveis até a sua comercialização. São gerados mensalmente Relatórios Gerenciais dos Resíduos, permitindo uma gestão eficiente dos materiais além da sua rastreabilidade. Também é estimulada a conscientização ambiental através de palestras sobre Educação Ambiental, e DDS – Diálogo Diário de Segurança em todos os setores. 

Em pareceria com o IEF e o Município, matemos o Horto Florestal de Pompéu, onde é produzido mudas de espécies nativas com a finalidade do seu emprego nos projetos de compensação florestal e recuperação ambiental. Executamos inúmeros projetos com a comunidade do contexto onde estamos inseridos para o estimulo à preservação ambiental, doamos mudas durante o ano para a comunidade, fomentamos projetos socioambientais como projetos de arborização urbana.

Mantemos nossas reservas e áreas de preservação permanente, segundo o CAR – Cadastro Ambiental Rural. A conservação/preservação dos fragmentos florestais, são conexos formando assim os chamados Corredores Ecológicos. Temos dois grandes complexos de corredores, o Mocambinho e o Veados, plano de grande relevância que tem como objetivo permitir o livre deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da vegetação. Esse trânsito é importante para reestabelecer áreas que foram degradadas, em um movimento que beneficia a conservação da natureza e assegura a sustentabilidade dos nossos plantios de cana.

Possuímos a certificação do RenovaBio, programa oriundo da Política Nacional de Biocombustíveis, que tem meta reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa na matriz energética sucroalcooleira.

Sustentabilidade

Medidas Sustentáveis

Monitoramentos Ambientais

Para que tenhamos a nossa “permissão” de operar e desenvolver as atividades dentro da usina, precisamos estar atentos com os monitoramentos. A agropeu monitora (semestralmente e anualmente) os efluentes líquidos, sanitários, industriais, do ar, da fumaça preta dos caminhões e do ruido.

Treinamentos

A Gaia Consultoria Ambiental ministrou o treinamento do monitoramento de fumaça preta, para os colaboradores do setor automotivo, capacitando-os para apoio ao setor de meio ambiente na execução do monitoramento da frota própria. O treinamento reuniu mais de 15 colaboradores do setor, que receberam certificado de conclusão.

Boas Práticas

A agropeu vive o valor SUSTENTABILIDADE e este valor está presente nas nossas boas práticas ambientais, desenvolvidas no nosso dia-a-dia.

Um dos métodos sustentáveis é o manejo integrado de pragas (MIP), com o intuito de reduzir a aplicação de pesticidas e aumentar a eficiência no controle das pragas.

Reflorestamento

Você sabia que a agropéu mantém parceria com o Horto florestal de Pompéu, um viveiro local, onde as mudas são confeccionadas e acondicionadas, para plantios em projetos de recuperação de áreas degradadas e reflorestamento. Além de estarem disponíveis para doação. Atualmente, o Horto conta com um estoque de mais de 15.000 mudas, de diversas espécies. Só no ano de 2021 a Agropéu juntamente com o setor de meio ambiente, esteve a frente de diversos projetos de reflorestamento, com plantio de mais de 2000 mudas nativas.

Corredores Ecológicos

Um dos grandes projetos que a Agropeu juntamente com o setor de meio ambiente, vem acompanhando a evolução, são os corredores ecológicos, que são faixas de vegetação com objetivo de ligar os fragmentos florestais separados pela atividade humana, possibilitando o deslocamento da fauna e flora das áreas isoladas, e consequentemente a troca genética entre as espécies e sementes.

Só no ano de 2021 a Agropeu e o setor de meio ambiente confeccionou e alocou mais de 20 placas, informativas para os corredores.

Resíduos Sólidos

Sabemos que a atividade industrial gera muitos resíduos em seus processos. E todo esse resíduo precisa ser destinado de forma ambientalmente correta.  Isso também faz parte da nossa licença para operar. Realizamos a gestão efetiva dos resíduos, desde sua triagem, segregação, transporte e destinação.

Você sabia que só neste ano de 2021, a agropeu gerou mais de 392.000 quilos de resíduos. Dentre eles: plástico, sucata ferrosa, madeira, contaminados, óleo, vidro, cobre, papel e pneus inservíveis.